Regionais

BARREIRO | Cidadãos contra instalação de terminal de contentores na Avenida da Praia

Um Grupo de cidadãos em defesa do Barreiro e do estuário do Tejo está a levar a cabo uma petição sobre a questão do terminal de contentores poder vir a destruir a vista da Avenida da Praia para o rio.

Autores
Foto
  • Diário Imagem

Localidade
  • Barreiro

Categoria
  • Opinião

«A construção da 1ª e 2º  fases do novo terminal de contentores no Barreiro,  põe em causa  uma das mais bela zonas ribeirinha do Tejo.

 

Os 1500 metros de extensão do novo Porto de Contentores tampam completamente a visão panorâmica  sobre Lisboa - unanimemente  considerada a mais bela vista do estuário do Tejo sobre a capital, imortalizada na fotografia do grande Augusto Cabrita.

 

Os avós e os netos, os namorados, os pescadores, todos os que habitualmente escolhem a avenida da praia para os seus passeios diários junto ao Tejo e, ai, alongam a vista até Lisboa, podem continuar a passear, mas passarão a ver um muro de contentores, guindastes e barcos de alto calado.

 

Para os mais desprevenidos convém lembrar que este grande negócio que assegura o desenvolvimento do lugar onde se instala, sendo designado "um grande investimento", foi recusado por Lisboa e Almada, também, recusou a sua instalação na Trafaria, que os portos deste tipo estão altamente computorizados, não criando, desta forma, muitos postos de trabalho, que nos 500 postos de trabalhos directos previstos, temos que contar com o pessoal que trabalha em Lisboa e que, caso não venha para o Barreiro, ficará no desemprego, que no Barreiro  circularão cerca de 1537 camiões e  14 comboios dia na 1 fase com os respectivos impactos ambientais.

 

Os barreirenses não devem ficar de braços cruzados, devem procurar uma informação mais completa e tomar posição contra este presente completamente envenenado : http://www.participa.pt/consulta.jsp?loadP=1890.»

 

Grupo de cidadãos em defesa do Barreiro e do estuário do Tejo

Adicionar Comentário