Saúde

DISTRITO DE SETÚBAL | Inovar Autismo será apresentada no sábado

Nova associação ‘Inovar Autismo’ quer ajudar à inclusão de pessoas com deficiência em todo o distrito de Setúbal e será apresentada este sábado

Autores
Foto
  • DR

Localidade
  • Distrito de Setúbal

Categoria
  • Sociedade

A inclusão das crianças, jovens e adultos com autismo na comunidade é o principal objetivo da Inovar Autismo - Associação de Cidadania e Inclusão, que será oficialmente apresentada sábado, na Quinta de Alcube, em Azeitão, pelas 18h30, e deverá contar com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

 

Formalmente constituída a 27 de Dezembro de 2016, a nova associação pretende afirmar-se como um apoio de excelência no âmbito da habilitação e capacitação das pessoas com deficiência, ao longo do seu ciclo vida, de acordo com as suas necessidades e com as necessidades das famílias.

 

Em declarações à Lusa, Ana Nogueira, presidente da Inovar Autismo, refere que "a associação surgiu da iniciativa de um conjunto de pais que tinham como principal objetivo a inclusão dos filhos e que as associações no âmbito da deficiência não criassem respostas exclusivas para os seus filhos, mas que se preocupassem com a sua inclusão na comunidade".

 

A nova associação, que abrange os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Portalegre, propõe-se encontrar respostas na comunidade onde as pessoas com autismo se inserem.

 

"Vamos falar com coletividades, grupos desportivos e outras entidades que possam ajudar neste processo de inclusão. Claro que será necessário um apoio técnico para essas crianças, jovens e adultos, bem como para as pessoas que os vão acompanhar nesse processo, que será assegurado por técnicos-mediadores, disponibilizados pela Inovar Autismo" explicou a presidente.

 

Ana Nogueira referiu ainda que a nova associação, com o lema `Sociedade para Todos’, de acordo com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, já apresentou uma candidatura para beneficiar de alguns apoios do Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e que vai estar atenta a outras entidades, públicas e privadas, com programas de apoio para jovens com deficiência.

Adicionar Comentário