Economia

GÁS | Governo quer incentivar descida dos preços de gás com novos operadores

Governo pretende criar uma declaração de interesse público das instalações de armazenagem de gás

Autores
Foto
  • DR - GALP

Localidade
  • Portugal

Categoria
  • Economia

Tópicos

Foi convocada pelo Governo para esta sexta-feira uma reunião do Conselho Nacional para os Combustíveis (que reúne as empresas do setor) para efeitos de consulta prévia à declaração de interesse público de instalações de armazenagem de gás, o que pode avançar mesmo com a oposição das empresas.

 

O Governo vai avançar com esta declaração com vista à entrada de operadores no mercado e à descida dos preços do gás de garrafa, disse à Lusa fonte do Ministério da Economia.

 

A declaração de interesse público das instalações de armazenagem de gás é necessária por constituir um elemento essencial para a eliminação de uma barreira ao normal funcionamento do mercado do GPL (Gás de Petróleo Liquefeito)»

 

Em causa, estão os dois parques de armazenagem Sigás e Pergás, localizados em Sines e Perafita (Matosinhos), que possibilitam as importações por via marítima com menores custos para os operadores. Em ambos, a Galp detém a maioria do capital, tendo a Rubis e a Repsol participações minoritárias.

 

Esta decisão acata a recomendação da Autoridade da Concorrência (AdC), que, numa comparação do preço retalhista do gás de botija, alerta para a falta de concorrência neste mercado, que prejudica os consumidores, conforma noticia hoje o Público.

 

Adicionar Comentário