Setúbal

SETÚBAL | Câmara dá mais dinheiro às Marchas

O executivo municipal aprovou o reforço de verbas para as Marchas Populares, que irão receber 85 mil euros, o equivalente a 12.500 euros cada.

Autores
  • Fatima Brinca (Jornalista Jubilada)

  • Email
Foto
  • Direitos Reservados do Autor

Localidade
  • Setúbal

Categoria
  • Marchas Populares

Cada colectividade irá receber 12.500 euros para participar no Concurso das Marchas Populares de Setúbal.

 

A presidente da Câmara de Setúbal explicou que “este ano participam sete marchas, mas queremos que o evento volte a contar no futuro com uma dezena de colectividades”. A verba passa a ser, a partir deste ano, de 12.500 euros para cada Marcha.

 

O pagamento do apoio financeiro será feito de forma faseada, com a primeira e segunda tranches, a serem pagas nos finais de Março e de Abril, no valor de 1500 euros por entidade participante.

 

Cada colectividade recebe 4900 euros em Maio e no início de Junho é atribuída a última fatia, de 4600 euros.

O Concurso das Marchas Populares de Setúbal irá decorrer nos dias 10, 16 e 17 de Junho, e a autarquia salienta que “o empenho, a dedicação e o entusiasmo das colectividades e associações concorrentes são decisivos e têm contribuído de modo determinante para o sucesso deste evento”.

 

Este ano irão participar no concurso a União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Núcleo Bicross de Setúbal, a Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-Vinda a Liberdade do Faralhão, o Grupo Desportivo Independente, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e o Grupo Desportivo da Fonte Nova.

 

 

Madrinha da Grande Marcha será remunerada  

 

Mas outra das alterações será o pagamento à Madrinha das Madrinhas, que cantará a Grande Marcha de Setúbal. A presidente da Câmara de Setúbal revela “falta apenas definir o montante para os três desfiles, mas a participação gratuita da Madrinha da Grande Marcha irá acabar”. O edil reconhece “ser injusto a intérprete da Marcha de Setúbal não ganhar nada, enquanto as outras madrinhas recebem das colectividades que representam”.

 

A intérprete da Grande Marcha de Setúbal é este ano Maria Cordeiro, que foi eleita a Melhor Madrinha em 2016. A jovem confessou a sua satisfação considerando “justa a decisão da câmara”, mas não deixa de sublinhar que “oficialmente ainda não sei de nada, mas é sem dúvida uma boa notícia”.

 

A Marcha da APPACDM de Setúbal, que participa extra concurso, irá receber o apoio de 1500 euros, considerando a autarquia que tem como objectivo “fomentar a socialização entre os jovens desta associação e a comunidade envolvente, valorizar a sua autoestima e também dar a conhecer a instituição e as capacidades dos utentes.

 

Na sessão pública foram também aprovados os preços dos bilhetes para assistir aos desfiles a concurso, que se realizam, a 16 e 17 de Junho, na Praça de Touros Carlos Relvas, em que cada lugar de camarote custa quatro euros, enquanto as cadeiras têm o preço de 3,5 euros. Nos restantes lugares do recinto os bilhetes são a 2,5 euros. Os ingressos estão disponíveis nas bilheteiras da Praça de Touros Carlos Relvas nos dias dos desfiles.

Adicionar Comentário