Fados

SETÚBAL | Paulo Rocha foi o vencedor improvável do Concurso de Fado

Paulo Rocha foi o penúltimo fadista a actuar na Final do Concurso e acabou por ser o vencedor escolhido pelo júri. O público escolheu como Melhor Fadista a jovem Rute Belga, que acumulou também o 2º lugar.

Autores
  • Fátima Brinca (Jornalista Jubilada)

  • Email
Foto
  • DR

Localidade
  • Setúbal

Categoria
  • Cultura

O júri da Final do Concurso de Fado de Setúbal constituído por Horácio Pena, da Câmara Municipal, Amílcar Caetano, da Sociedade Capricho Setubalense e Gonçalo Salgueiro, o fadista convidado, elegeram com vencedor Paulo Rocha, de Lisboa. Votação diferente teve o público, que esgotou a sede da colectividade e escolheu como Melhor Fadista, a jovem de 21 anos Rute Belga.

 

A artista de Alcaçovas, residente no Barreiro ficou ainda no segundo lugar do pódio, enquanto Fernando Ferreira, o candidato com 60 anos, vindo da Vialonga, conquistou o terceiro prémio.

 

Ana Parreira recebeu o Prémio de Melhor Fadista de Setúbal.

 

A 9ª edição do Concurso promovido pela Câmara, em parceria com a Sociedade Capricho Setubalense e o apoio da União de Freguesias de Setúbal acabou por ter como vencedores quatro dos candidatos, que participaram na segunda semifinal, tendo no pódio os dois únicos concorrentes masculinos apurados, com Paulo Rocha a vencer, quando era o concorrente mais improvável.

Paulo Pestana, o apresentador do Concurso anunciou o vencedor, depois de revelar que Rute Belga tinha sido escolhida na votação do público como Melhor Fadista do Concurso.

 

Pedro Pina, vereador da Cultura da Câmara de Setúbal anunciou surpresas para o próximo ano, quando o Concurso completa 10 anos e garantiu que a autarquia irá “continuar de portas abertas para receber os concorrentes vindos de todo o país”.

 

O presidente da Sociedade Capricho Setubalense, Nuno Marques lembrou que este ano o Concurso acabou por “exceder todas as expectativas ao receber 35 candidatos de várias zonas do país”, com destaque para o Alentejo que esteve representado com fadistas que vieram de Viana do Alentejo, Pias, Sousel e Sines.

 

Mas também marcaram presença candidatos e candidatas dos concelhos de Santarém, Figueira da Foz, Lisboa, Vila Franca de Xira, Loures, Moita, Setúbal e Seixal.

 

Paulo Rocha foi o vencedor e recebeu 500 euros e irá participar na próxima Feira de Sant’iago, enquanto Rute Belga, que acumulou os troféus do Prémio do Público e o 2º lugar, levou para casa 375 euros e regressa a Setúbal para actuar também na Feira.

 

Fernando Ferreira ocupou o 3º lugar no pódio, sendo premiado com 125 euros e Ana Parreira, a Melhor Fadista de Setúbal, recebeu também um convite para actuar na Feira.

Adicionar Comentário