Cultura

PALMELA | Grandes compositores no Museu da Música Mecânica

O Museu da Música Mecânica recebe até ao dia 19 de Março a exposição temporária do pintor António Carmo «Encontros Musicais»

Autores
Foto
  • Diário Imagem

Localidade
  • Palmela

Categoria
  • Regionais

A exposição «Encontros Musicais» está patente no Museu da Música Mecânica com quadros de António Carmo que representam os grandes compositores do mundo, de Mozart a Tchaikovsky.

 

Antes da inauguração, Luís Cangueiro, proprietário e promotor do Museu apresentou aos convidados uma obra de Verdi num dos instrumentos patentes em exposição, um piano mecânico.

 

Na sala de exposição Luís Cangueiro referiu que “esta é a segunda exposição que aqui recebemos, a primeira foi de fotografia da minha autoria, mas pretendemos realizar mais durante este ano. Está já prevista uma de desenho, depois uma de cartoonismo e já me foi proposta uma com rádios antigos.”

 

Receber exposições faz parte da ideologia do Museu “porque não queremos que este seja um espaço estático, mas antes esteja ao serviço da comunidade, e daí contar também com um auditório para receber concertos e iniciativas, cuja agenda podem consultar na nossa página no facebook, ou enviarem-nos um email e passar a receber a informação.”

 

O pintor António Carmo explicou que “sou melhor a pintar que a falar” mas deu uma explicação sobre os quadros, que “além de retratarem os compositores intemporais, têm também um bocadinho da sua história e da sua vida, destacando-se pelas cores vivas que utilizei. Pretendi assim fazer-lhes uma modesta homenagem.”

 

Autarquia celebra protocolo com Museu

 

A Câmara Municipal de Palmela aprovou a celebração de um protocolo com o Museu para proporcionar visitas de grupos organizados pelo Serviço Educativo do Museu Municipal, e das áreas do Turismo e da Intervenção Social, através de ações didático-pedagógicas para o público escolar sem quaisquer custos em datas como o Dia Mundial da Criança e o Dia Internacional do Idoso, apesentando ainda descontos para os portadores do Cartão Municipal Idade Maior e do Palmela Tourist Card.

 

Museu da Música Mecânica

 

Inaugurado em Outubro de 2016, o Museu da Música Mecânica, em Arraiados, na freguesia de Pinhal Novo, constitui a concretização de uma aspiração do seu proprietário, Luís Cangueiro, que remonta a 2005, quando o município recebeu a exposição «Sons para ver, ouvir e sentir –instrumentos de música mecânica», na Igreja de Santiago, Castelo de Palmela, e integra uma colecção musical de qualidade internacional, com cerca de seis centenas de objetos.

 

Ao Diário do Distrito, Luís Cangica referiu que “sempre sonhei ter a minha colecção perto de mim, mas também que pudesse ser apreciada por todos, daí o sonho de um museu, que levou quinze anos a realizar, mas que contou com o apoio da autarquia de Palmela.

 

Muita gente fica espantada em encontrar um museu praticamente no meio do nada, quase como um meteoro que caiu aqui, mas está pertíssimo de tudo, e é já um museu icónico e único no nosso país.”

Adicionar Comentário