Regionais

SETÚBAL | Plano da Várzea avançará este ano com as bacias de retenção

Decorreu na tarde desta quarta-feira a primeira reunião camarária de Setúbal de 2017, na qual foram aprovados três votos de pesar pelo falecimento de Mário Soares, Mário José Picoito Flores, dirigente associativo, e de João Marques de Carvalho, antigo presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, e ex-dirigente associativo

Autores
Foto
  • Carmo Torres / Diário Imagem

Localidade
  • Setúbal

Categoria
  • Regionais

Fernando Paulino (PS) e Luís Rodrigues (PSD) alertaram para situações de estacionamento na cidade, com o vereador do PSD a propor que sejam utilizados terrenos privados para criar estacionamento, a que respondeu o vereador Manuel Lopes referindo que “hoje mesmo virão aqui propostas para utilização de terrenos privados nesse sentido”.

Os votos de pesar foram lidos pelos proponentes, CDU e PS, e foram aprovados por unanimidade, sendo que no caso de Mário Soares a proposta da Câmara Municipal indica ainda que irá iniciar o processo d atribuição do nome do ex-presidente da República na toponímia de Setúbal.

No final das apresentações e votação foi feito um minuto de silêncio.

 

Plano da Várzea está aprovado e avançará este ano

 

Luís Rodrigues questionou ainda sobre a elaboração do Plano da Várzea “porque estamos constantemente a fazer aterros em zonas de reserva, sem regras”.

Sobre o assunto respondeu o vereador André Martins explicando que “o Plano existe e a Câmara Municipal deliberou entregar o trabalho a um técnico da autarquia e está a ser desenvolvido, mas em torno de uma questão central, as intervenções que têm a ver com as bacias de retenção que vão ser instaladas. Para isso foi preciso definir com as entidades competentes a localização dessas intervenções, para prevenir as cheias na cidade de Setúbal.

A Câmara Municipal apresentou também uma candidatura, que acabou de ser aprovada, e esperamos que este ano as intervenções no local vão começar a acontecer a partir de Maio ou Junho deste ano, com movimentação de terras para realizar as bacias de retenção.

A primeira será instalada junto à Avenida da Europa, a segunda nos terrenos livres na Várzea, e uma terceira com características especiais mais acima. E esta é a base desta intervenção.

A construção do parque urbano da Várzea virá seguidamente, bem como a conservação do património que ali já está construído.

Houve ainda uma negociação com todos os proprietários dos terrenos da Várzea, no sentido de lhes permitir uma capacidade construtiva quando for elaborado o PDM, mas que cederão à Câmara Municipal os terrenos que não tenham capacidade construtiva.”

Na reunião foi ainda aprovado, entre outros temas, o Regulamento de Atribuição de Habitação Municipal de Setúbal, bem como a apresentação da candidatura da Praia da Figueirinha ao Galardão Bandeira Azul 2017.

 

Adicionar Comentário