Especiais 2016

DESPORTO NO DISTRITO | Os melhores momentos em 2016

Num ano que perdurará para sempre nas nossas memórias com a conquista do Europeu de futebol, em França, o distrito de Setúbal também teve um ano 2016 em cheio, com muitos momentos marcantes

Autores
Foto
  • Luís Pontes / Diário Imagem

Localidade
  • Setúbal

Categoria
  • Especiais

Tópicos

Setúbal foi durante o ano que agora passou a Cidade Europeia do Desporto, beneficiando de vários eventos, nacionais e internacionais, ao longo dos 12 meses.

 

Alguns desses eventos foram a final da Taça de Portugal de Rugby, ganha pela equipa de GD Direito à AEIS Agronomia, a Supertaça de Andebol (SL Benfica venceu em Masculinos e Madeira SAD venceu em Femininos), o Torneio de Voleibol Feminino, e a Maratona de Águas Abertas 10 km Setúbal 2016, de qualificação olímpica para os Jogos Olímpicos de 2016, que decorreu na Baía do Sado.

 

Nélson Cruz (atleta do Clube Pedro Pessoa) protagonizou a história da Cinderela do distrito de Setúbal no atletismo. Atleta amador, de 39 anos, surpreendeu tudo e todos ao sagrar-se campeão nacional de corta-mato.

 

No futebol distrital, o destaque vai para o GD Fabril do Barreiro que venceu a I Divisão Distrital e subiu ao Campeonato Nacional de Seniores. O Amora FC venceu a final da Taça Distrital de Setúbal mas o grande feito do futebol a nível do distrito vai todo para o GD Cova da Piedade que conseguiu subir à II Liga (Ledman LigaPro), após vencer a Zona Sul do Campeonato de Seniores e consagrar-se campeão nacional depois de vencer o Vizela na grande final.

 

No basquetebol, o Seixal 1925 fez uma época fantástica, com apenas duas derrotas em 14 jogos disputados na 1.ª Fase – Grupo A, e uma 2ª fase em que somaram 10 vitórias em outros tantos jogos. Este percurso daria um lugar na proliga em 2016/17 mas o clube acabaria por não conseguir reunir as condições necessárias para disputar essa competição.

O Galitos Barreiro terminou o ano de 2016 em excelente forma, estando neste momento a liderar o campeonato, em igualdade com o FC Porto, e tendo já batido no seu pavilhão o SL Benfica.

 

Na natação destaque para Tomás Coxixo, jovem pinhalnovense, que se sagrou vice-campeão nacional de Juniores nos 50 m Costas e da presença da atleta palmelense Simone Fragoso nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro.

 

O distrito recebeu também uma novidade a nível nacional, com o Campeonato de Endurace para Jovens Cavaleiros, o Meydan FEI European Endurance Championship for Young Riders & Juniors 2016 a ter lugar pela primeira vez em Portugal em Alcochete, no Polo Equestre de Rio Frio.


Mas nem tudo correu bem e infelizmente o atleta João Carvalho, lutador de artes marciais mistas (MMA), morreu após um combate em Dublin. O lutador era conhecido por "Rafeiro" e tinha feito a sua estreia internacional contra Danny Ward, perdendo por ‘knockout’ técnico. João Carvalho, que vivia no Monte de Caparica, parecia estar bem após o combate mas sentiu-se mal e após 2 dias em estado crítico, acabou por falecer.

Adicionar Comentário