Economia

BARREIRO | Terminal de contentores incluido na estratégia do Governo

A ministra do Mar apresentou em Sines a «Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária» na qual é referido o investimento no terminal de contentores no Barreiro

 

Autores
Foto
  • DR - APDL

Localidade
  • Portugal

Categoria
  • Economia

O porto de Sines recebeu ontem a apresentação do plano «Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária», com a presença da ministra do Mar Ana Paula Vitorino e do primeiro-ministro António Costa.

 

O investimento em todos os portos do continente será de 2,5 mil milhões de euros até 2026, entre investimento privado e público, através de fundos comunitários e prevê ainda a criação de 12 mil postos de trabalho e o aumento da capacidade de carga em 88%, para 78 milhões de toneladas.

O terminal do Barreiro está referido no plano como uma das obras a concretizar, embora não sejam ainda apresentados os valores do investimento, que está dependente do interesse privado.

 

Em entrevista à Antena 1, Ana Paula Vitorino havia adiantado que o terminal de contentores do Barreiro vai avançar, mas com características diferentes das que estavam inicialmente previstas.

 

«Não será um terminal de águas profundas, mas também não é isso que os investidores pretendem.» Apesar de ainda existirem estudos a realizar, a ministra do Mar considera que com os dados que existem será possível avançar com o terminal.

 

Por sua vez, António Costa anunciou a abertura do concurso público para o primeiro troço da ligação ferroviária do Porto de Sines ao interland ibérico, cujo concurso será lançado em Maio do próximo ano para a ligação entre Elvas e a fronteira espanhola.
Adicionar Comentário