Economia

ALMADA – Acordo tripartido de cooperação garante inovação no Arsenal do Alfeite

O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, presidiu na tarde desta quarta-feira à assinatura de um acordo de entendimento e cooperação estratégica entre o Arsenal do Alfeite e a empresa alemã TKMS para a manutenção de navios e submarinos.

Autores
Foto
  • Carmo Torres / Diário Imagem

Localidade
  • Almada

Categoria
  • Economia

A assinatura foi feita pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, pelo CFO da empresa alemã TKMS, Sebastien Schulte e o presidente do Conselho de Administração da Arsenal do Alfeite, o Contra-Almirante Garcia Belo.
 
Na sua intervenção, o Contra-Almirante Garcia Belo referiu que “este acordo tripartido de longo prazo reforça a ligação entre a Marinha Portuguesa e o Arsenal do Alfeite S.A. e é um marco na história desta empresa, e garante também um futuro sustentável ao potenciar a sua actividade económica, ao mesmo tempo que abre novos mercados”.
 
O Acordo Estratégico de Cooperação entre a Marinha, a Arsenal do Alfeite e a empresa alemã thyssenkrupp Marine Systems é relativo à construção, modernização, manutenção e apoio logístico integrado dos meios navais ao serviço da Marinha Portuguesa e a outras áreas de interesse mútuo.
 
Sebastien Schulte realçou “a longa história da parceria entre o Arsenal do Alfeite e a Marinha Portuguesa, e este acordo irá garantir um maior progresso no futuro, bem como novos contratos para a empresa, pelo facto da inovação que a TKMS irá trazer, não apenas na construção e manutenção dos submarinos mas também noutras áreas da reparação e construção naval”.
 
Na última intervenção da cerimónia, Marcos Perestrello relembrou “o historial da construção e reparação naval em Portugal, devido à sua localização frente ao mar” e salientou “a relevância estrutural do Arsenal do Alfeite na economia nacional, e a presença do Governo neste momento, comigo e com o Secretário de Estado do Tesouro, reconhece a relevância estratégica do acordo hoje assinado”.
 
Realçando os benefícios para as três entidades, e “o desenvolvimento de uma relação de confiança mútua entre estas três entidades”, o secretário de Estado não deixou de enumerar os benefícios que a parceria entre o Arsenal do Alfeite a TKMS irá trazer “em termos de inovação, formação, modernização de equipamentos, e novas tecnologias, potenciando a actividade económica no sector da reparação naval, abrindo-se assim a novos mercados e novas oportunidades”.
Adicionar Comentário