SEGURANÇA

NACIONAL – 6 290 operacionais iniciam hoje o DECIR 2018

O Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) está em marcha com um número de operacionais e meios reforçado. Dispositivo esse que inicia-se hoje.

Autores
Foto
  • Diário Imagem

Localidade
  • País

Entrou às 00:00 desta terça-feira (15) a ativação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) que vai reforçar os meios já existentes nas zonas mais criticas do território nacional.
 
O MAI enviou esta manhã uma nota de redação ao Diário do Distrito onde adianta que está no terreno um dos maiores reforços de combate a incêndios, sendo composto este dispositivo por 6 290 operacionais, que estão organizados em 1 473 equipas, apoiados por 1441 viaturas.
 
Integram igualmente este dispositivo 72 postos de vigia, que asseguram a capacidade de vigilância e detenção de incêndios florestais”, adianta a mesma nota.
 
Os recursos do DECIR são provenientes dos Corpos de Bombeiros, da Força Especial de Bombeiros da ANPC, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, PSP, Sapadores Florestais e do Corpo Nacional de Agentes Florestais do ICNF.
 
Para além dos meios humanos e terrestres, o MAI disponibilizou 13 helicópteros, mas também estão contratados 12 aviões de combate a incêndios.
 
A contratação dos 28 meios aéreos foi realizado entre o Governo e quatro empresas do setor, estando garantidos para já o aluguer de 50 meios aéreos previstos para este DECIR.
Adicionar Comentário