Religião

RELIGIÃO – Bispo de Setúbal apela à fé e esperança para ‘levar luz onde há trevas’

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, publicou hoje na página da Diocese uma mensagem que marca o início do Advento, e na qual destaca a necessidade de uma maior fé e esperança, sem resignação, no sentido de realizar a diferença ‘e construir um mundo melhor’.

Autores
Foto
  • Arsénio Franco / Diário Imagem

Localidade
  • Distrito de Setúbal

Categoria
  • Sociedade

‘Advento: Tempo de esperança ativa’ é o titulo da mensagem deixada hoje na página da Diocese de Setúbal por D. José Ornelas, no dia que se inicia o novo ano litúrgico, 3 de Dezembro.

 

“Este tempo sublinha a dimensão de caminho e de esperança que carateriza a fé cristã, promovendo uma atitude ativa de compromisso na transformação da própria vida e do mundo à nossa volta.

 

É tempo de abrir o nosso coração a Deus que abre os olhos do nosso coração para além daquilo que vemos, sabemos e podemos. É tempo de ter esperança! É tempo de ser esperança!

 

Mas o advento não é apenas contemplação e sonho idílico de futuro. É um tempo de caminho concreto, é esperança ativa que torna possível a mudança.

 

Não nos resignamos nem nos deixamos intimidar pelas maiores dificuldades, pelo sofrimento ou pelos nossos limites e pecados. A esperança faz-nos avaliar, corrigir e avançar, para construir um mundo melhor, para levar luz onde há trevas, reconciliação onde há conflitos, pão onde há fome, justiça onde há opressão, fé onde há, apenas, materialismo e solidão.

 

Guia-nos neste caminho de conversão, João Batista, o profeta do advento. É tempo de sair de si próprio, de abrir os olhos aos que nos cercam, de estender a mão a quem está caído, para construir um mundo mais justo, mais solidário e mais humano.’

 

Na sua mensagem, o Bispo de Setúbal refere ainda o facto de três jovens seminaristas se prepararem para entrar ao serviço da Igreja no ministério sacerdotal, com dois membros da Comunidade da Aliança da Misericórdia, Danilo Rasera Adorno e Gilson Zen Parede Garcia, a terem sido instituídos Leitores este domingo na igreja da Torre da Marinha, e no dia 8 de Dezembro, na Sé de Setúbal, será ordenado Diácono da Diocese João Paulo Gomes Duarte.

 

 

Adicionar Comentário