Religião

SETÚBAL| Pescadores vivem Festas de Troia

As Festas de Troia estão aí com a mobilização de milhares de pessoas, que se preparam para receber o evento na zona da Caldeira, no próximo sábado.

Autores
Foto
  • Fátima Brinca

Localidade
  • Setúbal

Categoria
  • Regionais

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia irão decorrer entre os dias 12 e 14 de Agosto.

Antes da abalada para a Caldeira realiza-se os tríduos em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, hoje e amanhã, às 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

No sábado, dia 12 de Agosto, às 15h00, decorre uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião, seguindo-se a procissão, que sai da igreja para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela na Península de Troia, com acompanhamento da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.

Os festejos na Caldeira, onde se encontram concentradas as pessoas no tradicional acampamento, realiza-se a procissão das velas pela praia, às 21h30, a que se segue um baile e arraial animado por João Tendeiro.

No domingo, dia 13 de Agosto, às 10h30, celebra-se uma missa, seguida de nova procissão pelo areal, acompanhada pela Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.

Um dos momentos emblemáticos é o habitual concurso de barcos engalanados, que decorre às 17h00, de domingo e a partir das 22h00, é a vez de Fátima Dias animar o arraial e o baile na praia, enquanto à meia-noite há um espectáculo de fogo de artifício.

O encerramento das festividades de Nossa Senhora do Rosário de Troia, na segunda-feira, começa com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10h00, com a entrega de prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.

O retorno a Setúbal acontece com o círio e dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 17h45, a ir até ao Hospital do Outão para saudar os doentes e pessoal da saúde e a chegar finalmente ao Cais das Fontainhas.

 

Adicionar Comentário