Religião

SETÚBAL | Diocese de Setúbal irá receber alterações de serviços

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, anunciou hoje em comunicado que vão ser realizadas mudanças nos serviços pastorais para o ano 2017/2018

Autores
Foto
  • Arsénio Franco / Diário Imagem

Localidade
  • Distrito de Setúbal

Categoria
  • Sociedade

No comunicado, D. José Ornelas agradeceu a disponibilidade dos sacerdotes que agora terminaram as suas funções e deixou uma palavra de encorajamento aos que vão iniciar novo serviço pastoral, além de convidar as comunidades católicas a acolher «com fé e carinho os sacerdotes que se disponibilizam para o seu serviço».

 

As nomeações de novos párocos serão divulgadas no final deste ano pastoral e na véspera do 42.º aniversário da criação da Diocese de Setúbal. Outras nomeações complementares de eventuais vigários paroquiais, assistentes de movimentos e secretariados serão «oportunamente indicadas».

 

O documento anuncia ainda a nomeação do padre Luís Ferreira como vigário episcopal para a Pastoral da Diocese e do padre Rui Gouveia como reitor do Seminário de São Paulo, Almada, tendo como vice-reitor o padre Carlos Silva.

As mudanças nos serviços pastorais das paróquias são os seguintes:

Padre Luís Miguel Matos Ferreira: Vigário Episcopal para a Pastoral da Diocese.

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia: Reitor do Seminário de S. Paulo, Almada

Padre Carlos Filipe Lopes Ramos Silva: Vice-Reitor do Seminário de S. Paulo, Almada.

Padre Fernando Maio de Paiva: Pároco de Anunciada, Setúbal.

Padre Francisco José Santos Mendes: Pároco da Charneca de Caparica e Vigário Paroquial de Vale de Milhaços e de Vale de Figueira.

Padre David da Conceição Caldas: Pároco de Vale de Milhaços, Quasi-Pároco de Vale de Figueira e Vigário Paroquial da Charneca de Caparica.

Padre Fernando Ferreira Belo: Pároco da Comporta.

Padre Fernando Miguel Mendonça Alves: Pároco de Corroios.

Padre Rui Miguel Gomes Simão: Pároco de Fernão Ferro e Pinhal de Frades.

Padre Marco André Paleta Belchior: Pároco de Laranjeiro-Feijó.

Padre José Maria Gonçalves Furtado: Pároco de Nossa Senhora da Conceição do Montijo.

Padre Pedro Albertino Baldaia: Pároco do Pragal e Vigário Paroquial de Almada e Cacilhas.

Padre Marco Fernando da Silva Luís: (continuando Pároco de Almada e Vigário Paroquial de Cacilhas) Vigário Paroquial do Pragal.

Padre Luís Manuel Martins Ferreira: Pároco de Santa Cruz e Reitor da Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, Barreiro.

Padre Quintino Manuel Trinchete: (continuando Pároco de Cacilhas e Vigário Paroquial de Almada) Vigário Paroquial do Pragal.

Padre Leonel Francisco Capinha Neves: Pároco da Quinta do Anjo.

Padre Casimiro Simão Abreu Henriques: Pároco de São Sebastião, Quasi-Pároco do Imaculado Coração de Maria e Reitor da Reitoria de Nª Srª da Boa Hora, Setúbal.

 

D. José Ornelas deixa também uma palavra de reconhecimento ao padre Adalberto Tacanho Saraiva, que passa à condição de pároco emérito da Comporta, à Congregação dos Missionários Claretianos, que, «depois de 90 anos de notável serviço à Igreja na Península de Setúbal», interrompem esta colaboração pastoral e à Companhia de Jesus (Jesuítas), pelo trabalho apostólico nas paróquias de Vale de Figueira e Charneca de Caparica, que no futuro, se concentrará na Paróquia de São Francisco Xavier «e noutras colaborações que estão a ser articuladas para responder às necessidades pastorais da Diocese».

Adicionar Comentário