Meteorologia

METEOROLOGIA | IPMA alerta para perigo incêndio florestal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para um agravamento das condições meteorológicas, com uma subida gradual da temperatura máxima até sábado (15Jul) e a redução da humidade relativa do ar, sem retorno significativo durante a noite.

Autores
Foto
  • DR

Localidade
  • Portugal

Categoria
  • Actualidade

Nesta situação, o índice de risco de incêndio é muito elevado e máximo na região do Algarve, e em todas as regiões do interior.

 

Salienta-se que a partir desta quinta-feira, o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental.

 

O aumento da temperatura máxima pode chegar a valores que atingem os 44.°C em algumas regiões do interior.

 

No restante território são esperados valores acima dos 30.°C. A temperatura mínima, em especial no Algarve (sotavento) e no interior do Alentejo pode atingir valores entre os 24 e os 27 °C. Humidade relativa do ar com valores entre os 10 e os 30%. 

 

Na sexta-feira, prevê-se um aumento da intensidade do vento soprando moderado (até 35 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde. Aumento da temperatura máxima na região norte, mantendo-se as restantes regiões com valores semelhantes aos de quinta-feira.

 

A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e emitirá os avisos que se julguem necessários. 

Adicionar Comentário